O ácido hialurônico é uma substância natural produzida pelo corpo humano, presente em vários tecidos, incluindo a pele, articulações e os olhos. Com o envelhecimento, a produção de ácido hialurônico diminui, levando ao surgimento de rugas, linhas de expressão e perda de volume facial.
O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano, um tipo de polissacarídeo formado por moléculas de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Essa substância é responsável por manter a hidratação da pele, sua elasticidade e firmeza.
O que são preenchedores de ácido hialurônico?
Os preenchedores de ácido hialurônico são procedimentos estéticos que visam restaurar o volume perdido com o envelhecimento. Eles consistem na injeção de ácido hialurônico em áreas específicas da face, como sulcos nasogenianos, lábios, maçãs do rosto e nariz. Os benefícios dos preenchedores de ácido hialurônico incluem o aumento do volume facial, a redução de rugas e linhas de expressão, a melhora da firmeza, elasticidade e a hidratação da pele e a prevenção do envelhecimento.
Tipos de preenchedores
Existem vários tipos de ácido hialurônico utilizados no preenchimento facial, que podem se diferenciar pela viscosidade, durabilidade, além de outras características e usos:
- Hidroxiapatita de Cálcio: um composto sintético em microesferas suspensas em gel aquoso. Ela é absorvível, composta por fosfato e cálcio semelhantes aos ossos humanos, sendo bem tolerada e estável no local de aplicação. Sua ação dura cerca de um ano e meio, preenchendo rugas e estimulando a síntese de colágeno. Não é indicada nos casos de inflamação ou infecção na área de aplicação, tendência a cicatrizes hipertróficas ou áreas com implantes definitivos, como PMMA e silicone.
- Polimetilmetacrilato (PMMA): uma substância plástica na forma de microesferas que afeta a região da pele de forma permanente, pois não é reabsorvida pelo organismo como o ácido hialurônico ou o colágeno, por exemplo. É indicada para corrigir pequenas deformidades ou a perda da gordura facial em pessoas com HIV, não sendo recomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para tratamentos estéticos.
- Ácido Hialurônico: substância produzida naturalmente, presente em todos os organismos vivos, e idêntico em todas as espécies e tipos de tecidos. Serve para manter a hidratação das células mais profundas da pele e ajuda na sustentação e preenchimento do tecido. Por esse motivo é amplamente utilizado em cremes hidratantes e soluções anti-idade.
As finalidades de aplicação e região da pele também são pontos de distinção entre os tipos de ácido hialurônico que diferenciam-se por seu peso molecular e densidade, desde aqueles utilizados para preenchimentos de pontos mais profundos até as aplicações para linhas mais finas.
Resultados, cuidados e recomendações
Em geral, as aplicações são realizadas em consultório, com anestesia local, e duram cerca de trinta minutos dependendo do procedimento. Após o procedimento, é fundamental seguir as orientações do profissional, como evitar massagear a área tratada, evitar exposição ao sol e não praticar exercícios físicos intensos.
Os resultados do procedimento são visíveis imediatamente, podendo durar de doze a dezoito meses, dependendo de uma série de fatores como qual a região tratada, tipo de produto utilizado, condições da pele e dos tecidos internos.
Embora os riscos do preenchimento facial com ácido hialurônico sejam mínimos, eles podem incluir inchaço, vermelhidão, hematomas, reações alérgicas e formação de nódulos.
Nesses casos, a avaliação personalizada de um profissional qualificado é extremamente importante para evitar as possíveis contraindicações, além das situações não indicadas ao seu uso como hipersensibilidade ao ácido hialurônico, gravidez, amamentação, doenças autoimunes, inflamações ou feridas na pele.
Em resumo, o preenchimento facial com ácido hialurônico é um procedimento seguro e eficaz para melhorar a aparência facial e rejuvenescer o rosto. No entanto, deve ser realizado por um profissional qualificado e seguido por cuidados pós-procedimento para garantir resultados satisfatórios e duradouros.
Tópicos abordados:
Gostou do conteúdo, compartilhe com alguém que pode se interessar: