Opinião: Lentes, facetas e laminados cerâmicos

Há alguns anos, vocês devem ter percebido, que está na “moda” ter lentes de contato dental ou facetas de porcelana nos dentes. O que vou escrever aqui pode gerar certa polêmica, mas é uma opinião baseada nas experiências do dia a dia como profissional e na vivência acadêmica.

Que as lentes de contato são lindas isso é incontestável, mas tenho visto muitos sorrisos já naturalmente lindos sendo modificados em prol de um ganho estético que apesar de ser considerado conservador, desgasta os dentes. Então, acho que como todo tratamento ele deve ter uma indicação mais direcionada, quando não se consegue um padrão estético mesmo se tendo esgotado todas as outras possibilidades. Alguns casos que as facetas se tornam uma opção são:

  • Dentes extremamente manchados, os quais nem o clareamento surtiram resultado
  • Restaurações grandes e que não conseguem um padrão de cor uniforme com o dente
  • Dentes que perderam a forma e estética devido a disfunções como o bruxismo

Algumas alterações que vemos aumentam demais os dentes e isso prejudica anatomicamente os movimentos mastigatórios. As lentes e facetas são um excelente tratamento, mas precisamos ser mais criteriosos na indicação dos mesmos, visto que são ainda tratamentos de custo elevado e que exigem uma manutenção mais rigorosa e uma vez feito é irreversível.

E a cor gente? O que são esses dentes brancos demais? Cruzes!!!!!!!!!! Isso é uma aberração. Nenhum dente natural é tão branco. Para mim fica muito fake, juro que assusto. Digno dos pesadelos desta dentista que vos fala. Isso não é bonito, gente linda!

Nos cursos de estética dental, a gente fica horas aprendendo a fazer todas as camadas dos dentes (isso se chama estratificação em termos técnicos), com várias camadas de resina, de vários tons para conseguir naturalidade e vem vocês querendo deixar o dente branco igual uma parede! Quero morrer kkkkkk.

Eu sou uma super amante de tratamentos estéticos, mas como diz um professor de estética que adoro muito, o Professor Ronaldo Hirata, as lentes se tornam tao finas que muitas vezes são desnecessárias para um ganho estético. É claro que autoestima e sorrir com confiança é muito importante, mas um excelente planejamento é essencial para que não haja realização de procedimentos desnecessários e com custos altíssimos.

Temos que sim melhorar esteticamente o que for possível mas levando em conta os prós e os contras.

Então gente linda, antes de tentarem se encaixar em padrões estéticos, lembrem que um sorriso bonito é aquele que é natural ou fique o mais natural possível após a intervenção, sem exageros e que tenha harmonia com a sua anatomia facial.

Tópicos abordados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima