Ah o bigode chinês…. também conhecido como sulco nasogeniano, é uma marca de expressão que se manifesta na face. São aqueles dois vincos, um de cada lado do rosto, que começam na base do nariz e vão até a lateral da boca. Ele é o mais detestado pelas pacientes que procuram tratamento. Geralmente, ele se torna mais evidente após os 35 anos e possui causas multifatoriais, ou seja, pode ocorrer por vários motivos diferentes.
Motivos mais comuns para o bigode chinês
Flacidez da pele: com a idade, o nosso turnover (a capacidade do organismo de produzir colágeno) fica cada vez menor, gerando uma pele com menos sustentação, menos viço e consequentemente maior formação de rugas.
Remodelação óssea: devido à idade nossos ossos perdem volume, o que faz com que tenhamos afundamentos e afinamentos ósseos, resultando em menor sustentação para os tecidos.
Deslocamentos das gorduras superficiais: com o processo natural do envelhecimento, as fibras colágenas perdem sustentação, fazendo as gorduras da face acumularem na região do bigode chinês e na região próxima do queixo (chamado de buldogue ou bochecha caída).
Opções de tratamento
E sabendo então que o bigode chinês tem causa multifatorial, seu tratamento é um dos mais complexos, já que exige múltiplos tratamentos para que tenhamos resultados efetivos.
Nos casos da flacidez facial temos que entrar com os bioestimuladores, para modular a produção de colágeno e assim termos uma melhora na qualidade e sustentação da pele. Também podemos associar de forma eficaz com técnicas como ultrassom microfocado e endolaser.
Para as situações de remodelação óssea, temos que devolver esse volume perdido recorrendo aos preenchedores e assim gerar uma melhor sustentação dos tecidos.
Tratamentos como enzimas lipolíticas, lipoaspiração, endolaser e ultrassom macro e microfocados podem ajudar a corrigir os deslocamentos das gorduras superficiais.
Conclusão
Então caros pacientes, entendemos que só preencher o bigode chinês não é a melhor solução, uma vez que ele trará apenas um resultado bem parcial do que seria necessário e possível. Sabendo então disso, é essencial planejar bem o tratamento do bigode chinês para que você tenha os resultados potencializados e duradouros.
Tópicos abordados:
Gostou do conteúdo, compartilhe com alguém que pode se interessar: